Qual delas perferes?

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Como estudar melhor

Tens dificuldade em estudar, não sabes o que fazer e que método usar. Este é o post perfeito para ti!

Como escolher os locais de estudo

1. Procura uma zona de trabalho calma e sem distracções;
2. Opta por um local bem iluminado para não te fazer mal aos olhos;
3. Manter o espaço arrumado e arejado, apenas com o material estritamente necessário.
4. Evitar interferências do exterior (telemóveis, campainhas, televisão), bem como a presença de outras pessoas.
Alimentação
Se não tiveres uma dieta saudável, o teu rendimento pode diminuir, por isso deves ter em atenção a tua alimentação:

· Pequeno-almoço- Levanta-te com energia! Um bom pequeno-almoço deve conter cereais, fruta e leite.

· Lanche - Come frutos secos, batidos, iogurtes e fruta. Evita bolos, doces e snacks, etc.


Métodos de estudo


O trabalho em casa é muito importante para que possas consolidar aquilo que aprendeste na aula, mas não penses que com ele compensas a falta de atenção na aula, pois é aí que ocorre a aprendizagem mais significativa além de trabalhares em casa também tens que estar muto atenta ás aulas. Deves participar sempre activamente na aula colocando questões, tirando dúvidas, retirando apontamentos e realizando todas as actividades que o professor te propõe. O teu caderno diário deve estar sempre limpo e organizado, o que traduzirá a tua atenção e empenho durante as aulas.

Como fazer...

Apontamentos

1. Ter o material em condições e junto a ti.
2. Tentar perceber sempre a matéria antes de apontar.
3. Seleccionar a informação, fazendo notas breves, procurando destacar as ideias principais e distinguindo o tema e o assunto que estás a estudar.
4. Organizar os teus apontamentos de forma clara e objectiva.
5. Escrever pelas tuas próprias palavras aquilo que queres apontar.
6. Tomar nota dos registos que o professor faz no quadro.
7. Escreve os apontamentos tentando utilizar a melhor caligrafia possível.
8. Registar sempre os TPC.

Resumo

1. Ler o texto atentamente.
2. Identificar as ideias principais de cada parágrafo, sublinhando-as. *
3. Escrever o resumo, evitando os pormenores inúteis, as repetições e utilizando um linguagem pessoal. Esta deve ser breve, conter apenas as ideias principais, claro e rigoroso.
4. Corrigir o que achares necessário
* Em cada parágrafo existe, no geral, uma ideia principal.
* As ideias principais são genéricas e as secundárias mais específicas.
* Se juntares as frases que contêm ideias principais, o texto continua a fazer sentido.


Esquemas
1. Definir as ideias principais.
2. Definir as ideias secundárias.
3. Escolher uma palavra ou frase curta que traduza as ideias principais e as secudárias (não te esqueças que o esquema deve ser breve).
4. Escolher um esquema gráfico que apresente essas ideias e as relações existentes entre elas - a organização do esquema é muito importante para que este seja perceptível.


Memorização
· Organizar devidamente todos os materiais a memorizar;
· Encarar a tarefa com desconcentração e interesse, como se de um jogo se tratasse;
· Ler atentamente o que há para memorizar, tantas vezes quanto forem necessárias;
· Distribuir os assuntos por áreas vocabulares;
· Arranjar siglas para ajudar na memorização (mnemónicas)
· Criar rimas com os conteúdos a estudar;
· Compor canções;
· Imaginar histórias com as matérias tratadas;
· Fazer associações de ideias, cores, gostos, etc.



Preparação para os testes

Antes:
· Iniciar o estudo / a preparação para o teste com bastante antecedência
· Organizar o tempo de estudo, elaborando um calendário / plano de trabalho, com horários e matérias determinados;
· Fazer um lista de objectivos a alcançar;
· Pesquisar e recolher todo o material necessário ao estudo;
· Organizar a matéria e iniciar o estudo através de técnicas adequadas (sublinhar, fazer apontamentos, esquematizar, resumir, etc.);
· Resolver exercícios ou imaginar perguntas possíveis e tentar dar-lhes resposta, depois da matéria assimilada;
· Anotar dúvidas e voltar a estudar em função das mesmas
NOTAS:
-Evita situações de stress;
-Não deixes acumular a matéria;
-Faz um estudo contínuo;
-Não estudes nas vésperas, recorrendo apenas à memorização, pois a matéria deve ser compreendida para ser assimilada.



Durante:
· Estar calma e confiante no teu saber;
· Ler o teste atentamente até ao fim e esclarecer qualquer dúvida com o professor;
· Escolher uma ordem para responder às questões, tentando resolver inicialmente as de menor dificuldade e posteriormente as mais díficeis;
· Delimitar aproximadamente o tempo para cada pergunta;
· Começa a responder às perguntas, deixando para o fim aquelas para as quais não se encontre resposta;
· Elaborar um rascunho ou esquema para as questões de desenvolvimento;
· Reler todo o teste no fim e assegurar-se de que as respostas estão claras e legíveis.
NOTA:
-Não faças batota nem copies! Quem estuda deve confiar no seu saber.



Após:
· Arranjar forma de descontrair e não pensar no teste. O que está feito, feito está!
· Ter pensamento positivo, quer tenha corrido bem quer tenha corrido mal;
· Não desanimar, caso o teste tenha corrido mal, e começar a trabalhar para o próximo, após identificação e rectificação dos pontos que falharam no plano de estudo;
· Reflectir, depois de se ter conhecimento do resultado dos testes
NOTAS:-Uma boa nota indica que o estudo foi bem conduzido e há que continuar.
-Um mau resultado implica uma reavaliação do plano de estudo e a revisão das matérias falhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário